sexta-feira, 24 de abril de 2009

UNEB promove no país campanha mundial para assinatura da Declaração de Gaia

Todos os povos do planeta estão, a todo momento, em contato direto ou indireto com os bens disponibilizados pela natureza. Considerando que o uso em excesso desses elementos traz prejuízo a todos, indistintamente, sendo necessária a adoção de práticas de cidadania para a redução de danos e preservação dos ecossistemas, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) está divulgando no Brasil campanha mundial para a assinatura da Declaração de Gaia.
O documento é constitutivo do Condomínio da Terra, um movimento global de preservação ambiental. Os interessados podem assinar a declaração até o dia 30 de junho. De acordo com a declaração, a crise ambiental tem origem na adaptação deficiente das sociedades humanas às circunstâncias impostas pelo planeta, colocando todos os povos na condição irrenunciável de condôminos da terra, partilhando de forma involuntária os danos e os benefícios provocados, individual ou coletivamente, nos bens indivisíveis do planeta.
O documento da Declaração de Gaia será apresentado oficialmente às autoridades políticas e científicas mundiais nos dias 4 e 5 de julho deste ano, durante o Compromisso de Gaia, na cidade de Gaia, em Portugal. A programação do evento prevê a participação do ganhador do Prêmio Nobel da Paz no ano de 2007, Al Gore; dos cantores Bono Vox, líder da banda U2, e Sting, além do ator Leonardo Di Caprio e do escritor português José Saramago.

Família de mulher assassinada pelo marido em Cansanção quer justiça



Familiares de Romildo José, pai da vítima tem feito um trabaho incansavél a fim de prender o autor do crime.




Em documento enviado ao CN, o Sr. Romildo José de Santana, demonstra muita decepção com o poder judiciário de Cansanção. Ele denuncia que o representante comercial Álisson José Cunha de Souza, que em 14 de janeiro 2007 matou sua filha e ex-companheira, Robéria Silva Santana com um tiro na cabeça e esta solto, residindo em Juazeiro e que o processo criminal transcorre lentamente, chegando ao ponto de ser marcada uma audiência para o dia 08 de abril, quando na oportunidade a população depredou a Prefeitura e ateou fogo no gabinete do prefeito. A audiência foi suspensa por falta de juiz e promotor na cidade.
Ele disse que Álisson José, esteve na cidade e retornou sem ser ouvido, causando revolta na família e risco de "alterar os nervos e fazer uma besteira, o que não é o nosso desejo por que acreditamos na justiça, mais há de reconhecer que está lenta", disse com lágrimas Romildo Santana.


Família pagou as investigações - Romildo Santana diz que foi obrigado a pagar uma investigação particular para localizar o assassino de sua filha e de posse das informações procurou do DEPIM que localizou em uma fazenda de parentes no município de Buerarema, próximo a Itabuna, e pretendia fugir do País.
Álisson José (foto) ficou preso até 15 de janeiro de 2009, sendo solto com base em um habeas corpus concedido pelo Desembargador Mário Alberto Simões, quando foram convocadas as testemunha e o acusado para serem ouvidos, o que não aconteceu na quarta-feira.
Como aconteceu o caso - Robéria Silva Santana, de 24 anos, foi assassinado com um tiro de revólver, calibre 38, após ter sido agredida por Álisson na porta de sua residência, na Rua Marechal Lote.
O crime aconteceu na casa de um vizinho, para onde a vítima havia corrido com o filho de dois anos, fugindo do agressor. O vizinho, de prenome Giolândio, tentou defender Robéria, chegando a entrar em luta corporal com Àlisson, mas não conseguiu contê-lo.
Armado com um revólver calibre 38, ele invadiu a casa de Giolândio e deflagrou um tiro na cabeça da ex-mulher, que morreu na hora. Álisson tentou suicidar-se, mas segundo informou o vizinho, que testemunhou o assassinato de Robéria, a arma falhou e o homicida fugiu numa motocicleta preta. O filho do casal, de apenas dois anos, assistiu ao crime.
Veja mais em www.calilanoticias.com

Regulamentação da profissão de motoboy pode ser votada na próxima semana

Expedito Júnior, relator da proposta no colegiado, garantiu que já existe um consenso entre os parlamentares quanto à aprovação do PLS 203/01


A atividade de motoboy e de mototaxista, responsável pelo emprego de mais de dois milhões de brasileiros em todo país, é uma realidade e necessita de ser regulamentada, disse nesta quinta-feira (23) o senador Expedito Júnior (PR-RO), durante audiência pública para debater o tema, realizada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Para o parlamentar, a comissão poderá votar, na próxima semana, o projeto que regulamenta o exercício da profissão.
Expedito Júnior, relator da proposta no colegiado, garantiu que já existe um consenso entre os parlamentares quanto à aprovação do PLS 203/01. Por isso, anunciou que buscará um acordo com o governo para que a proposta seja colocada na pauta de votação da CCJ já na próxima semana. Antes, entretanto, anunciou que iria tentar convencer os senadores indecisos de que apenas um setor não deseja a regulamentação da atividade: o das empresas de ônibus.
Durante a audiência pública, que reuniu especialistas no setor, sindicalistas e representantes do governo, o senador Romeu Tuma (PTB-SP) disse apoiar a regulamentação da profissão, desde que os condutores e passageiros tenham todas as condições de segurança e que as empresas ofereçam um seguro de vida aos motoqueiros profissionais.
As senadoras Serys Slhessarenko (PT-MT) e Rosalba Ciarlini (DEM-RN) classificaram de "ponto pacífico" a aprovação do projeto, enquanto o senador Jayme Campos ( DEM-MT) defendeu que, na regulamentação da profissão, conste uma cláusula destinada a averiguar a vida pregressa dos condutores.
Já o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) observou que o ideal seria cada município regulamentar a profissão, enquanto o senador Renato Casagrande (PSB-ES), que foi um dos idealizadores da audiência pública, manteve suas dúvidas com relação à pertinência da regulamentação da atividade dos mototaxistas.
Divergências
A mesma dúvida tem o representante da Frente Nacional dos Prefeitos, João Bosco Mendonça. Ele chegou a condenar o uso de um único capacete por vários passageiros, classificando a rotina de anti-higiênica e danosa à saúde pública. Motivo: se um carona tiver o vírus da tuberculose, por exemplo, pode passar a doença para outro passageiro que usar o mesmo capacete. Por isso, ele acha que a atividade de mototaxista deve ser repensada, posição semelhante à do senador Renato Casagrande.
Já Francisco Gomes dos Santos, representando o Ministério do Trabalho, disse que o governo é favorável à aprovação da regulamentação da atividade, desde que a categoria faça uso de elementos indispensáveis de segurança e qualificação profissional.
Flávio Emir Adura, da Associação Brasileira de Medicina no Tráfego, também apoiou a aprovação da proposta com relação à atividade de motoboys para transporte de bens, desde que tenham mecanismos de proteção, entre eles a antena anticerol. O especialista, no entanto, manifestou preocupação quanto à regulamentação do transporte de passageiros - o mototáxi.
Eliomar Pereira, do Movimento Nacional Pró-Regulamentação da Atividade dos Motociclistas Profissionais, afirmou que o setor de transporte de ônibus é o maior opositor à regulamentação da atividade de mototaxistas. Para ele, essa resistência está ligada a questões financeiras e disse que os empresários chegam a usar a "falsa imagem" de que a categoria é a maior causadora de acidentes.
Gilberto Almeida dos Santos, do Sindicato de Motoboys de São Paulo, defendeu a criação de motovias, especialmente nas grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, como condição básica para reduzir os acidentes com motos.
Marta Maria da Silva, do Ministério da Saúde, alertou para o fato de que a maioria dos acidentes com motos ocorre com condutores amadores e não com os profissionais.

Oito em cada dez pessoas possuem conta de telefone celular no país

Brasília - Com um total de 153,67 milhões de assinantes de celular, o Brasil tem atualmente oito celulares para cada grupo de dez habitantes. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), entre os meses de janeiro e março deste ano foram registradas mais de três milhões de novas habilitações, sendo que, no último mês, foram 1,3 milhão de novas assinaturas. Do total de assinantes do país, 81,61% têm contas pré-pagas e 18,39% são pós-pagas.
O número de telefones em serviço em cada grupo de 100 habitantes, chamado de teledensidade, alcançou o índice de 80,56, com um crescimento de 0,78% em relação a fevereiro. O Distrito Federal lidera a teledensidade móvel brasileira, com índice de 143,20 - ou seja, 1,43 telefone para cada habitante. Em segundo lugar aparece o Rio de Janeiro, com teledensidade de 98,33 e, em terceiro lugar, o Mato Grosso do Sul, com índice de 96,34.
Como no balanço anterior divulgado pela Anatel, a Vivo lidera o ranking da participação das empresas no mercado, com 29,7% dos acessos. Em seguida, aparecem as operadoras Claro, com 25,76%; Tim, com 23,5%; e Oi, com 16,8%. Também estão na lista as empresas Brasil Telecom GSM (3,87%), CTBC Celular (0,30%), Ser Comtel (0,06%) e Unicel (0,01%).


Veja mais em www.calilanoticias.com

Seleção (Reda) da UNEB convoca candidatos para Prova de Títulos

Universidade do Estado da Bahia (UNEB) convoca os candidatos habilitados para técnicos de laboratório, de nível médio e nível superior na primeira etapa da seleção pública (Reda) da instituição, para realizarem a Prova de Títulos, última etapa do processo seletivo.
Conforme previsto em edital, o resultado da primeira etapa foi divulgado na última segunda-feira, dia 20 de abril. A próxima etapa começou nessa quarta-feira, dia 22, e segue até o dia 24 de abril, período em que os convocados deverão enviar os títulos, via sedex, para a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) da universidade: Rua Silveira Martins, 2555, CEP. 41195-001, bairro Cabula, Salvador/BA.
Após a entrega dos títulos, não serão aceitos pedidos de inclusão de documentos sob qualquer hipótese ou alegação. A análise dos títulos será feita no período de 30 de abril a 5 de maio e seus resultados serão divulgados no dia 11 de maio. Os candidatos podem entrar com recursos nos dias 12 e 13 do mesmo mês. O resultado final do processo seletivo será divulgado até o dia 29 de maio.
O processo está selecionando 230 candidatos para contratação por um ano (prorrogável, uma única vez, por igual período), para funções de técnico de nível superior, de nível médio e de laboratório. Os contratados vão atuar nos 24 campi da instituição, na capital e no interior do estado. Aos salários - R$ 798,93 (médio e técnico de laboratório) e R$ 1.323,55 (superior) - são acrescidos os benefícios auxílio-transporte e alimentação. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

Colisão na BR-116 Norte deixa um morto

Um grave acidente na BR-116, trecho Santa Bárbara, entre uma carreta carregada de geladeira e um Gol causou a morte de Antonio Carlos Alves Mascarenhas, 37 anos motorista do carro de passeio. A colisão aconteceu no meio da tarde desta quinta-feira (23).
De acordo com Luciano José Sales, 24 anos, motorista da carreta, o carro atravessou muito rápido e ele não teve tempo de pisar o pé no freio.


Veja mais em www.calilanoticias.com

Prefeitos mobilizados vão fechar prefeituras e pedem compensação pelas perdas nas receitas

A paralisação foi uma decisão tomada em assembléia geral promovida pela União dos Municípios da Bahia (UPB), no dia 06 de abril

Apesar do apelo do Governador Jaques Wagner para os prefeitos dos partidos da base aliada, feito durante uma reunião com prefeitos do PT na segunda-feira (20), a UPB intensificou a mobilização para o ato do dia 28 de abril, data que as prefeituras baianas estarão de portas fechadas.
A paralisação foi uma decisão tomada em assembléia geral promovida pela União dos Municípios da Bahia (UPB), no dia 06 de abril, com a autorização da maioria dos prefeitos. Na reunião ficou constatado que do jeito que está não pode continuar, portanto, prefeitos baianos vão as ruas decretar luto e mostrar à população a situação das cidades.
A marcha dos prefeitos vai sair da sede da UPB, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), convocando parlamentares e municipalistas para a manifestação e os principais motivos da mobilização correspondem às perdas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), dívidas com o INSS, ampliação nas receitas das prefeituras, ampliação dos recursos para o Programa de Saúde da Família (PSF), o repasse do custo integral do transporte escolar dos alunos da rede estadual de ensino, segurança pública e manutenção do mesmo critério adotado em 2008 para o repasse do FPM.
"Os municípios vão manifestar seu descontentamento com os prejuízos que acumulam com as perdas nas suas receitas. Vamos chamar a atenção dos governos e da sociedade para a grave crise enfrentada pelas prefeituras e cobrar deles compensação pelas perdas que estamos sofrendo", explicou o presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Roberto Maia.
Nesta data o desejo é que apenas os serviços essenciais estejam funcionando e o modelo site - o modelo de Decreto para declarar ponto facultativo já esta disponível no site da UPB www.upb.org.br

Veja mais em www.calilanoticias.com

Missão chinesa visitou a zona rural de Conceição do Coité




As comunidades de Boa Vista e Alagadiço receberam a visita da delegação chinesa que conheceram barragem, cisterna e o beijú.




As experiências baianas bem-sucedidas na área de combate à pobreza têm atraído a atenção de missões estrangeiras de várias partes do mundo ao estado da Bahia e por três vezes, por indicação do Banco Mundial, estes estrangeiros visitaram o município de Conceição do Coité.
Um exemplo deste interesse pelos projetos executados com resultados de inclusão social foi constatado nesta quinta-feira (23), quando uma delegação composta de cinco representantes do governo chinês, acompanhada de uma equipe do governo estadual e de um representante do Banco Mundial (Bird), estiveram na comunidade de Boa Vista, distante 09 km da sede e conheceram a barragem que foi estourada e depois recuperada com recursos do programa Produzir.



Os chineses também visitaram três residências e conheceram as cisternas tipo "coité", que faz capitação de água das chuvas.
Depois de conhecer "in loco" as ações que vêm sendo desenvolvidas com êxito pelo Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR/Produzir), eles participaram de uma reunião, onde foram apresentados a diretoria da associação através do presidente da associação Heleno Santos e conversaram com integrantes do Conselho do FUMAC.
Xia geugsheuf, vice-diretor do conselho que cuida dos problemas relacionados a reduzir a pobreza, disse que na China tem áreas iguais ao semi-árido do nordeste, mais para o oeste e os projetos que conheceram na Bahia, são importantes para eles, principalmente pela capacidade de mobilização das pessoas nas comunidades.




Um grupo de mulheres "beijuzeiras" serviu beijú, com diversos sabores, aos integrantes da missão e explicaram que aqueles produtos também são resultados de um trabalho comunitários e em algumas comunidades, são utilizadas as casas de farinhas financiadas pela CAR.
Por que a Bahia - segundo o presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Paulo Cezar Lisboa, o Banco Mundial esta em negociação com o governo da China para implantação de um projeto piloto bem localizado, parecido com o produzir e a China enfrenta um problema por ser muito concentrado, daí ações são feita pelo estado, sem a participação das comunidades mais pobres. Neste programa piloto, estão contando com a participação das comunidades e vieram vê como isto funciona na Bahia.
“Como os projetos são executados no estado, as suas ações têm como meta elevar a autoestima dos beneficiários e reduzirem o índice de doenças parasitárias e fortalecer a organização comunitária e as obras, executadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), integram um conjunto de intervenções realizadas pelo governo estadual no semiárido para elevar a qualidade de vida da população", concluiu Lisboa.
Representando a FETRAF, João Nilton Ferreira Santana, mais conhecido por Pité, que acompanhou a comitiva, disse que observou bem o interesse em saber como acontece a capitação de água em cisternas e barragens. O líder Sindical lembrou também do assentamento Nova Palmares, cuja terra faz divisa com a comunidade de Boa Vista e os dois projetos de construção de cisternas estão acontecendo, "um atrás do INCRA e outro, a exemplo de Boa Vista, pela CAR".
Estiveram presentes também o prefeito da cidade Renato Souza e o vice Deraldo Ramos.

Veja mais em www.calilanoticias.com

Homem natural de Coité é espancado em Feira de Santana

Vítima estava com várias lesões na cabeça e no corpo. Segundo a família, ele foi levado ao Hospital Cleriston Andrade pela Polícia

Antonio de Jesus Silva, 27 anos, conhecido por Nem do Algodão, natural de Conceição do Coité, foi encontrado desacordado pela policia com sinais de espancamento. Segundo informações de familiares da esposa, na periferia de Feira de Santana,ele deu entrada na emergência do Hospital Clériston Andrade na manhã de terça-feira (21), com o pré-nome de Renato e só na tarde de quinta (23), foi identificado por uma cunhada de pré-nome Ninha, após ouvir a noticia em uma rádio da existência deste paciente sem que os familiares tivessem reclamado.
Por telefone, ela disse que o quadro dele é critico e respira por aparelho. Não sabe explicar o que aconteceu. Uma prima, que não quis se identificar, acredita que a causa do problema seja uma overdose, pois ele é viciado em drogas, principalmente o crack.
Nem, tem uma extensa ficha na delegacia de Coité e outros municípios da região, por roubo, tentativa de homicídio, tráfico de drogas, desordem em vias pública e recentemente foi vitima de uma emboscada, quando dois homens em uma moto, disparam quatro tiros, mas nenhum o acertou, pois conseguiu fugir por um esgoto no bairro do Cruzeiro.
O último contato do CN com a família aconteceu ás 22h de quinta (23).

Veja outras acessando: www.calilanoticias.com